

Feno

Tenho recebido muitos pedidos de ajuda em relação ao Feno, é muito importante verem se os vossos coelhinhos não têm problemas nos dentinhos, pois só isso é o suficiente para não comermos feno e isso de nada tem a ver com o roer, os dentes que usamos para roer não são os mesmos que usamos para comer feno. Vejam sempre se há ou não problemas nos dentes, peçam ao veterinário para ver como estão os dentinhos e então se não há nenhum problema de saúde só não comemos feno porque há coisas melhores para comer.
Se os vossos coelhinhos têm ou costumam ter problemas nos dentinhos então é normal eles não gostarem de comer muito feno, principalmente o Timóteo, e nesse caso é preciso perceber qual é a melhor forma de se ajudar o coelhinho, pode ser com o 2º corte do Timóteo em vez do 1º ou até o 3º, mas em Portugal não é muito comum encontrarem este corte. Aqui podem também procurar variar com os fenos complementares, mas neste caso é irem experimentando até eles gostarem de um e então dar à vontade desse feno.
Já sabem qual é a regra para se ter um bom feno ( se não sabem ou não se lembram, vejam aqui), depois é preciso ver se o coelhinhos não está a comer demasiada ração ou verduras.
Tenho visto muitos humanos a colocar os porta-feno muito altos, fazendo com que à semelhança das garrafas de água (que não são para nós), nos obrigue a ter que levantar a cabeça para comer, meter o porta-feno à nossa altura vai ajudar a que comamos mais e mais rapidamente, por isso é que tenho visto muitos humanos
surpreendidos quando metem o saco do feno no chão e dizem que comemos muito, pois comemos, porque é como se estivéssemos na natureza a comer, diretamente do solo, de forma anatomicamente correta.
Por vezes é preciso adicionar alguns extras ao feno, estes extras não devem de ser vegetais, se querem dar sabor extra ao feno usem ervas bastante saborosas e cheirosas, como alecrim, camomila, coentros, feno grego, dente de leão, etc. metam o feno num saco e juntem uma boa dose de ervas, não sejam sovinas, metam bastante, fechem o saco,
misturem tudo e deixem o feno assim fechado durante uns dias para ganhar sabor e cheiro, vão misturando para que todo o feno se misture com as ervas. Quando estiver tudo bem misturado e o feno com um novo cheirinho, coloquem um bocado no porta-feno ou numa taça e deixem o coelhinho comer, à medida que ele for comendo cada vez mais, vão adicionando mais feno ao saco, mas só feno, ervas não, até que seja só feno e não ervas, eles vão começar a devorar feno agora com o seu verdadeiro sabor.
Também já vi humanos a esmagar ou borrifar o feno com sumo de maçã ou cenoura, eu não costumo aconselhar, nem gosto muito que o façam, se todos sabemos que a fruta e os legumes têm muito açúcar e fazem mal aos coelhinhos em excesso, ir borrifar o feno com isso, não me parece muito lógico, primeiro o feno fica húmido e se não for logo comido pode ganhar fungos e bactérias, depois porque estamos a adicionar açúcar àquele que é a principal fonte de alimento na nossa dieta, mas se estão mesmo aflitos e quiserem experimentar esta técnica podem experimentar mas tenham muito cuidado.
Nem todos os coelhinhos gostam de comer do porta-feno, na verdade existem muitas opções para dar feno aos coelhinhos, desde taças, meter mesmo no chão, caixas com aberturas onde metem a cabeça e comem e muito mais, basta fazerem uma pesquisa na internet para verem muitos exemplos que há, um facto engraçado que eu reparei é que de
país para país os porta-fenos são tão diferentes e em certos locais preocupam-se tanto em manter as coisas o mais parecidas com a natureza que é mesmo bonito.
Recentemente tive o caso de um coelhinho que não comia o feno que era posto de novo no seu porta-feno, a humana pediu-me ajuda, pois sempre que tinha que meter mais feno o coelhinho ficava irritado, mandava o feno todo pelo ar e não comia, aqui o truque que também é válido para coelhinhos que resolvem não comer o feno que têm, é todos os dias mudarem o feno, sabem que temos que comer no mínimo o equivalente ao nosso tamanho em feno, por isso mudem o feno todos os dias, ou de manhã ou ao fim do dia, mesmo que tenhamos comido tudo ou não, misturem o feno antigo com o feno novo e voltem a meter no porta-feno. a mistura vais dar ao feno antigo mais aroma e faz com que os coelhinhos comam.
Um método mais radical é o que tenho visto chamar de dieta do feno, e isso é deixar o coelhinho só com feno Timóteo e água durante 24h., mas para isto funcionar é preciso
não dar mesmo mais nada, o coelhinho vai acabar por comer, pois tem fome.
Se quiserem podem ver aqui formas divertidas de nos entusiasmar a comer mais feno.
