top of page

Sons

E agora?

Sabia que fazemos sons? Não são muitos é certo, não ladramos como os cães ou cantamos como os pássaros, mas emitimos alguns sons.

Podemos fazê-lo com as patas, dentes e em casos extremos gritamos, mas esperemos que vocês humanos nunca tenham que ouvir um coelho a gritar... é muito mau.

Vou fazer aqui um pequeno resumo por tópicos dos sons que fazemos e o que querem dizer, não sei se vai ser fácil, pois para quem não sabe, mais uma vez há sons que são diferentes, mas que assim à primeira vista vão parecer iguais e se calhar vão ficar aflitos, neste caso têm que ter calma e tentar perceber pela linguagem corporal o que é que quer dizer aquele som.

coelhinhos

Ranger os Dentes - Comecemos com uma traiçoeira um dos sons que fazemos é o de ranger os dentes, fazemo-lo quando estamos contentes, se nos estiverem a dar mimo, por exemplo, se estiver silêncio vão conseguir ouvir os nossos dentes, é um som muito baixinho, às vezes consegue-se ver melhor do que ouvir.

No entanto, também o fazemos quando estamos com dores e desconfortáveis (e agora?), pois é, só que quando estamos com dores o som é um bocadinho mais alto, sente-se mesmo os dentes a raspar uns nos outros, normalmente este som vem acompanhado de uma linguagem corporal já a indicar que algo não está bem. Por isso muita atenção e se for caso disso, toca a correr para o Veterinário!

doces-flores-cor-de-rosa-florescem-na-pr

Grunhir ou Rosnar - Sim, nós grunhimos... e sim também rosnamos, nunca repararam? 

Experimentem meter a vossa mãozinha nas nossas coisas ou mexer na nossa comida! É o que fazemos quando estamos chateados e não estamos a gostar do que estão a fazer, normalmente juntamente com isto vem uma investida que pode acabar ou não numa valente dentada.

Também podem ouvir quando nos tentam pegar ao colo, como não gostamos que nos tirem as patas do chão muitas vezes fazemos este som para que percebam que não estamos com muita disposição para colo.

Por isso se ouvirem alguma coisa do género, já sabem, não estamos a gostar!

Ronronar - Não, não é como os gatos, mas é parecido, podem notar este som quando por exemplo estamos a ir ter com vocês ou alguma coisa, quando estamos a gostar do mimo que estamos a receber, é um som baixinho, assim quase como que uma vibração.

doces-flores-cor-de-rosa-florescem-na-pr
doces-flores-cor-de-rosa-florescem-na-pr

Roncar - Este som é difícil de descrever, pois normalmente quem o faz são a coelhas quando estão prenhas, é um ronco estranho, principalmente quando tentam mexer nelas, é um misto de "vou-te morder" com "socorro tirem-me daqui", tal como todos os outros sons não é alto, mas é mais alto do que os que falámos até agora.

doces-flores-cor-de-rosa-florescem-na-pr

Oinc-Oinc- Bem, se o som anterior era difícil de descrever este é difícil de definir... Não parecemos porcos, nem nada que se pareça, na verdade é uma mistura de ronco com ronronar e mais qualquer coisa. Costumamos fazer quando estamos excitados e queremos  cortejar uma fêmea ou um macho, quando somos "filhos únicos" costumamos fazer isso aos humanos.

É um som  médio, ou seja é feito em parte para que o companheiro/a consiga ouvir e perceber que se aproxima um D. Juan que quer constituir família.

doces-flores-cor-de-rosa-florescem-na-pr

Bater com a Pata- Este som é fácil, certo? Batemos com a pata de trás com muita força no chão, normalmente nunca ninguém vê, mas ouvem. Aqui tem mais informação sobre este comportamento.

doces-flores-cor-de-rosa-florescem-na-pr

Espirrar - Sim humanos, nós também espirramos, tal como vocês a única diferença é que como somos mais pequenos e fofinhos, também os nossos espirros são mais pequenos e fofinhos! 

É importante perceber porque espirramos, pode ser por causa do feno ser muito pequenino, ter muito pó ou até bichos, ose formos mais sensíveis também podemos espirrar se o litter do nosso WC tiver pó, mas se houver muitos espirros e secreções à mistura, então queridos humanos está na hora de ir visitar o Sr. Dr!

doces-flores-cor-de-rosa-florescem-na-pr

Gritar - Deixei o pior para o fim. se por acaso alguma vez ouvirem um coelho gritar, então meus amigos, estamos perante algo muito grave!

Um coelho grita quando está completamente aterrorizado ou completamente cheio de dores, por isso se estiverem a mexer nele e começar a gritar parem imediatamente, se estiver doente e gritar é porque algo aconteceu e as dores são agonizantes.

Embora não seja muito comum, também pode haver coelhos que gritem antes de morrer, uma espécie de último suspiro.

coelhinhos
bottom of page