

Orelhas
Sabiam que também comunicamos através das nossas orelhas?
Elas dizem muito daquilo que estamos a sentir ou pensar e que queremos que vocês saibam.
Além disso elas são como um termostato, é através delas que regulamos a nossa temperatura corporal, elas indicam se estamos com calor ou frio, ou seja, se estivermos com as orelhas muito quentes ou até avermelhadas é porque estamos com muito calor ou possivelmente com febre, é preciso ter cuidado para não sobre aquecermos e termos um ataque cardíaco, se estiverem frias é porque estamos com frio ou então doentes, neste caso se começarem a ficar pálidas é porque estamos a entrar em hipotermia, em casos extremos podem ficar tão frias que podem cair, mas isso é mesmo em casos muito extremos!
Por isso é importante manter as orelhas na mesma temperatura que o resto do corpo, se virem que estão muito quentes podem molhar as vossas mãos em água fria e passar nas nossas orelhas para arrefecer, se for para aquecer, é o mesmo, aqueçam as vossas mãos e metam nas nossas orelhinhas para aquecermos, mas aí também é importante aquecer o resto do corpo.
As nossas orelhinhas são muito sensíveis, por isso pegar em nós por elas é muito, muito mau, até para dar mimos, devem de ser feitos com muito cuidado, elas são muito completas em termos anatómicos e é preciso ter cuidado, não só com ácaros mas também com infeções, mas isso falamos aqui.
Nós ouvimos muito bem e as nossas orelhas conseguem ouvir de forma independente, por isso conseguimos ter uma orelha virada para a frente e outra quase toda virada para trás.

Relaxado

Quando estamos relaxados as nossas orelhas ficam mais caídas para trás, também podemos meter uma para cima e deixar outra para trás, isso acontece quando estamos relaxados mas ouvimos alguma coisa e estamos atentos ao que será.
Quando estamos a dormir se repararem elas estão completamente para trás isso também acontece quando estamos mesmo muito relaxados.
É preciso saber perceber e distinguir as diferenças entre um coelho em repouso e um coelho assustado/agressivo ou nervoso.
Curioso

Quando Estamos Curiosos as nossas orelhas apontam para a frente, há quem diga que parece que ganhamos uns cornos pois ficam meias curvas e espetadas num ângulo não muito reto apontadas para a frente.
Se por acaso os vossos coelhinhos fizerem isto em direção a vocês é porque estão curiosos sobre o que vocês estão a fazer ou quem são e isso é muito bom, pois mostra interesse em vocês, e em termos de bonding com um coelhinho novo é muito menos stressante e mais estimulante para ele, do que ser pegado ao colo ou manuseado.
Agressivo ou Nervoso

Quando Estamos Nervosos ou agressivos, as nossas orelhinhas viram para trás e fazem quase como que um ângulo de 45º, como somos presas, é muito fácil isto acontecer, porque na verdade temos medo de quase tudo e quase tudo nos mete nervosos, uma forma que ajuda a perceber este estado é que juntamente com as orelhas assim ficamos com os olhos mais salientes, bater a pata e podemos emitir alguns sons (já viram aqui os sons?) e por vezes até mesmo investir e morder. Normalmente nestas alturas ter um local para nos podermos esconder ajuda.
Alerta

Quando Estamos alerta as nossa orelhas aponta diretamente para o céu como se fossem uma seta!
Quando isso acontece normalmente elas estão muito esticadinhas e juntas, por vezes quando os sons vêm de sítios diferentes ou entretanto ouvimos outros sons, podemos girar uma orelha para tentar perceber melhor que som é e de onde vem.
Como somos presas é normal estarmos sempre atentos a todos os sons, perceber de onde podem vir e se nos vão fazer mal ou não.
Já devem de ter reparado que de vez em quando também abanamos as orelhas, é preciso perceber se o fazemos porque estamos com alguma infeção, normalmente nestas situações abanamos muitas vezes e coçamos, neste caso é muito importante ir ao veterinário.
Outra situação é quando estamos felizes há humanos que lhe chamam mini Binkies (já viram o que são Binkies? Vejam aqui), porque só abanamos a cabeça e por isso as orelhas abanam todas, neste caso é porque estamos muito felizes.
Então e os coelhinhos com as orelhas caídas?
Esses também fazem o mesmo, mas a verdade é que quase não se nota, é preciso ter muita atenção e perceber muito bem o resto da linguagem corporal para perceber.
